quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SAIBA O QUE SÃO AS PUPPY MILLS, AS FÁBRICAS DE FILHOTES DE CÃES




Você pode se imaginar forçando o seu cachorro a viver a sua vida inteira em uma pequena gaiola de arame sem companhia humana, brinquedos ou conforto, e com pouca esperança de tornar-se parte de uma família? Pois é, essa  é  a vida de um cachorrinho de uma Puppy Mill. É um ciclo de crueldade que contribui para a superpopulação animal e do sofrimento de incontáveis cães.

O que é uma Puppy Mill?


Puppy Mills são instalações de reprodução para comercialização de cães em massa, que colocam o lucro acima do bem-estar dos animais. A maioria dos cães das Puppy Mills (que poderíamos descrever como fábricas de filhotes) são alojados em condições escandalosamente pobres, especialmente os mantidos em gaiolas para serem criados mais e mais anos, sem companhia humana e com poucas esperanças de comporem uma família. Depois que eles não são mais rentáveis, estes cães são simplesmente descartados. E centenas de milhares de filhotes nascem a cada ano, contribuindo para a superpopulação de animais que enche abrigos de cães nos Estados Unidos.

A fim de maximizar os lucros, as cadelas são colocadas para procriar em todas as oportunidades, com pouco ou nenhum tempo de recuperação entre ninhadas.

Sites, ongs, programas de TV (entre eles o de Oprah Winfrey) e outras instituições americanas ligadas a defesa dos animais estão fazendo graves denuncias das condições deploráveis que esses cães têm vivido em toda a sua vida. De longe, o maior ato de crueldade dispensada por estes proprietários das Puppy Mills é que as cadelas são “criadas” para procriarem repetidamente até que morram. O segundo maior ato de crueldade é o fato de que os proprietários dessas fazendas nem sequer dão atenção básica para estes cães. Eles não têm abrigo do frio do inverno ou o calor do verão, eles não são bem alimentados, e eles não recebem cuidados veterinários. Estes são os filhotes que acabarão em lojas de animais em todo o país. Estatísticas mostraram que quase 99% de todos os filhotes vendidos pet shops americanos são provenientes de fábricas de filhotes. Estatísticas também mostram que mais de 2,7 milhões de cães foram mortos em 2009 nos EUA simplesmente porque há muitos deles, mas não existem famílias o suficiente para comprá-los, ou adotá-los.  As Puppy Mills estão produzindo uma multidão de cães e, em seguida, matando- os,  abandonando-os,  ou ainda vendendo esses cães para outra fábrica, como um fim de estoque. 

São milhares de fábricas de filhotes que ainda estão em operação.

 Os cães das Puppy Mills vivem em gaiolas apertadíssimas

Por que as Puppy Mills ganham muito dinheiro?

As fábricas de filhotes já existem nos Estados Unidos por décadas. Elas continuam a prosperar porque atacam os consumidores inconscientes e desavisados, que adquirem filhotes em lojas de animais,  na Internet, e através de anúncios classificados de jornal. Muitos dos cachorros têm graves problemas comportamentais e de saúde, mas só depois isso vem à tona.

Nosso blog legendou e publicou este belo vídeo do resgate de aproximadamente
200 cães numa Puppy Mill do Estado americano de Indiana, confira!

Mas esse tipo de atividade não é ilegal?

Este tipo de negócio não é ilegal na maioria dos estados americanos, e esse problema está atingindo proporções epidêmicas, especialmente no Centro-Oeste, em estados como Missouri e Arkansas Pensilvânia, que é também um estado em que estes atos de crueldade estão ocorrendo aos montes e os legisladores não têm se apressado nem um pouco em mudar esse quadro porque recebem contribuições financeiras de lobistas agrícolas em suas campanhas, e temem irem contra seus interesses. Eles - os lobistas - obviamente não querem ver esse negócio abolido. 

 Uma triste realidade por trás do comércio de cães
 
Que problemas são comuns aos cães das Puppy Mills?

Distúrbios de comportamento, medo e falta de socialização com os humanos e outros animais são características comuns de cães das fábricas de filhotes. Como os responsáveis por estas fábricas não possuem critério algum para reprodução, os filhotes de cachorro são propensos a problemas congênitos e hereditários.  Entre eles, incluem-se:

• Epilepsia
• Doenças cardíacas
• Problemas renais
•Displasia, luxações,  lesões músculo-esqueléticas.
• Doenças endócrinas (diabetes, hipertireoidismo)
• Doenças do sangue (anemia, doença de Von Willebrand)
• Surdez
• Problemas oculares (catarata, glaucoma, atrofia progressiva da retina, etc)
• Doenças respiratórias

Em cima disso, os filhotes chegam muitas vezes em lojas de animais de estimação e seus novos lares com doenças ou enfermidades. Estas podem incluir:

• Giárdia
Parvovirose
• Infecções respiratórias superiores
• Traqueobronquite infecciosa (A Tosse do Canil)
•Pneumonia Pneumonia
• Sarna
• Pulgas
• Carrapatos
• Parasitas intestinais
• Dirofilariose (que é um verme que se desenvolve dentro do coração dos cães)
• Diarréia crônica 

Cães são tudo de bom, amamos todos eles, de raça ou não, mas lembre-se:

 Boa parte dos anuncios de cães à venda escondem 
a verdadeira realidade desse comércio

-  Ao comprar um animal de estimação, você estará lidando com alguém cuja prioridade é o dinheiro, jamais o animal.

-  Para cada filhote que você comprar em de uma loja de cachorro, ou a um criador, muitos outros continuarão sendo explorados, prostituídos, fazendo com que esse ciclo de sofrimento continue. Criadores inescrupulosos se escondem por trás da fofura dos filhotes.

- Qualquer um pode criar um site de excelente aparência ostentando os mais elevados padrões de criação e cuidados, mas você não tem realmente nenhuma maneira de saber se essas empresas são o que eles dizem. Então, se realmente você optar por comprar um animal, procure investigar, conhecer pessoalmente o canil de onde vem o seu cão.

-  Adoção é a opção do amor.

Referências:

www.humanesociety.org
www.aspca.org
www.huskydomain.tripod.com/puppymills.htm
www.factoidz.com
www.thesimonfoundation.org
http://adoptapet.sg
http://blog.k9cuisine.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cao e encontrado e queimado com óleo

Um filhote de pit bull foi encontrado queimado em um matagal na periferia de Jaguariúna, a 113 km de São Paulo, no dia 28 de fevereiro. O cão que atualmente tem três meses foi atacado com óleo quente.
O animal, na época recém-nascido, foi localizado por dois trabalhadores que passavam perto de uma linha férrea, transportando pedras.
Segundo um dos operários, o cão foi encontrado largado no meio do mato com ovos de moscas nas costas, orelhas e olhos, que estavam fechados. Ao sentir o cheiro dos trabalhadores, o filhote começou a chorar.
O animalzinho está sendo cuidado por uma clínica veterinária da cidade e deve passar por até três cirurgias. De acordo com a equipe de especialistas, com as intervenções, a possibilidade de reconstrução da face é de 95%.

A que ponto o ser humano chegará, deveria haver mais leis serias para isso não continuar, esse é um dos casos que agente fica sabendo, mais existem mais Burne por ai.

Agora ele está sob os cuidados do Dr. Danilo Testa na Vet Clinic Complexo Veterinário.

Parabens aos Veterinários que viram anjos na vida dos nossos amados bichos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Meus filhotes são as minhas alegrias


Rezinho 1º Filhote - Canario Belga, estava na minha vida há 08 anos, mais em Abril de 2010 ele virou uma estrelinha deixando o meu coração apertado mais sabendo que ele hoje canta em um lugar especial (é assim que eu sinto conforto) mais sempre que escuto " Sala de reboco" lembro dele pois ao meu ver ele amava essa música e eu ficava dançando perto dele e ele cantava... era nossa bagunça matinal.
Há muitas histórias engraçadas que vivemos juntos e essas lembranças carrego comigo sempre.

Adamastor 2º Filhote - (Canario Belga) Esse filhote simplesmente e uma figura "filhote de gavião" é assim que eu o vejo, ele não gosta muito que eu pegue a gaiola dele, mais também adora uma bagunça matinal, sempre que posso coloco o CD do Luiz Gonzaga e fico so me divertindo com essa ferinha.

Tiago 3º Filhote - (Canario Belga) - esse nome de Tiago foi dado por uma amiga chamada Èrika porque ele gosta muito de banho e ficava na banheira dele como se estivesse nadando, existe um nadador por nome de Tiago e assim se cumpriu, ele ama o banho matinal e ficar olhando as pessoas caminhando pela janela e canta muito.

Dartanhan 4º Filhote - (Dogue Alemão) Esse é muito especial para mim a historia dele é muito engraçada ele veio para mim um dia de domingo tinha 45 dias e se tornou meu companheiro de conversas, ele e muito bagunceiro e cavador de buracos, e um belo dia por conta de coisas .....ele foi morar em outro sitio enfrente ao nosso, mais sempre dou um jeito de ir ve-lo e ele fica feliz em me ver.
Hoje sei que ele está bem , mais tenho fé que um dia ele voltará para mim ( Deus é quem sabe)


Sansão 5º Filhote - (Agaponis) - Esse em termo de bagunça so tira 10 rsrs, ele ama musica e acorda bem cedo ja gritando e dizendo acorda familia rsrs, ama o Cd do Luiz Gonzaga e parece que entendeo o que ele fala, e eu fico dançando perto dele e ele fica maluquinho com isso é demais, so mesmo vendo.


Megue  e Max 6º e 7º Filhotes - (Pit Bull e Rottweiler) Ela muito docil uma princesa assim e como eu a chamo, e ele muito agitado e bagunceiro.... meus amores, amo muito vocês

E é assim que eu vejo a vida com eles, com muita alegria e conversa ( pois eu converso com eles e acho que eles me entendem) amo demais essas ferinhas e não vejo a minha vida sem eles.

Me chamo Neide e me tornei ainda mais feliz depois deles, espero que um dia todas as pessoas possam amar essas pessoinhas assim como eu e que acabe um dia os maus tratos e abandonos com os animais.

 

Amor aos Bichos: Artigo sobre quem pratica maus tratos a animais

Amor aos Bichos: Artigo sobre quem pratica maus tratos a animais: "Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98 È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésti...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Artigo sobre quem pratica maus tratos a animais

"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98
È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."
Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:
  • abandono;
  • manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
  • deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
  • envenenamento;
  • agressão física, covarde e exagerada;
  • mutilação;
  • utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
  • não procurar um veterinário se o animal estiver doente;
Isto serve para os animais domésticos mais comuns como cães, gatos e pássaros, também cavalos usados em trabalho de tração (aquelas carroças muito comuns nas ruas de grandes cidades), além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas. Animais silvestres estão inclusos nessa Lei, possuindo também Leis e Portarias próprias criadas pelo IBAMA.